A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer tem o objetivo de promover o desenvolvimento cultural do município através do estímulo ao cultivo das ciências, das artes, e das letras, fazendo a documentação das artes populares por meio de inventários e registros documentais e fotográficos. Promove, planeja e coordena com regularidade a execução de programas culturais de interesse da população, como atividades esportivas, esportivo-educacionais, de recreação e lazer no município, em benefício da população, além de estabelecer calendário específico dessas atividades.

Na área de Esportes, a secretaria pesquisa, orienta, e apoia o desenvolvimento da educação física e dos esportes amadores, visando à expansão do potencial existente na cidade, administra as praças de esporte e demais unidades integrantes de sua estrutura, estuda as necessidades do município no campo esportivo, de recreação e lazer, propondo medidas que visam à implantação das suas atividades, promove programas cívico-esportivos de interesse geral da cidade.

A Secretaria coordena o cadastramento de áreas, logradouros públicos e espaços afins disponíveis para as práticas de recreação e lazer no âmbito municipal, incentivando e promovendo programas e atividades de lazer comunitário. Para utilizar os locais mencionados, tanto para prática de esportes quanto para realização de eventos, é necessário se informar na secretaria. São oferecidas ao cidadão condições de apoio técnico e logístico necessários às iniciativas da comunidade com a liberação de espaços para atividades, equipamentos de lazer, som e palco e outros que se fizerem necessário e estejam sob responsabilidade da secretaria, além de ser responsável pela garantia, conservação, recuperação e manutenção desses equipamentos e materiais destinados à prática de recreação e lazer.

Os programas de lazer são desenvolvidos através do Programa de Esporte e Lazer da Cidade –do Programa Cidadania em Ação com ruas de lazer, oficinas e outras atividades. São também desenvolvidos projetos de atividade física e lazer para o grupo da 3ª idade. A Secretaria é responsável por preparar, nos locais determinados, a infraestrutura física necessária para as manifestações de recreação e lazer e também por fornecer subsídios para a publicação e divulgação de calendário de eventos culturais da cidade.

  • Endereço:Rua Governador Valadares, nº 72, Centro.
  • CEP: 39630-000
  • Telefone:(33) 3736-1100 / (33)988330846
  • E-mail: cultura@virgemdalapa.mg.gov.br
  • Horário de atendimento ao público: 08h às 12h e das 14h ás 18h

_______________________________________________________________________________

Dagimaria de Oliveira Gomes, graduada em Educação física, pós graduada na área da Educação, Cinesiologia e Fisiologia do exercício. Como educadora trabalhou na rede estadual durante 12 anos. Atualmente, dona e proprietária na D.A Clínica de Fisioterapia e na Secretaria de Cultura.