PROJETO HORTA ESCOLAR

ESTIMULA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AOS ALUNOS DO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Educação lançou o Projeto Horta Escolar, uma parceria com educadores e alunos sobre em concordância com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Sustentável.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Marcos Caldeira, a ideia é usar a atividade como auxílio na disciplina de ciências e compor a merenda escolar com hortaliças, frutas e verduras produzidas nas próprias unidades de ensino. Atualmente, 04 escolas já têm hortas implantadas e o objetivo é ampliar para 10 em 2017.

As hortas escolares serão confeccionadas utilizando os recursos do PDDE Sustentável, do Governo Federal, que subsidia atividades sustentáveis dentro do ambiente das escolas públicas do país.

“Esse Projeto surgiu da necessidade de darmos uma continuidade no PDDE Sustentável. Ele torna-se importante porque lançamos a atividade horta escolar como laboratório vivo para a escola e fazemos com que ela se torne um espaço educador sustentável. A ideia é que os alunos expandam essa atividade em casa”, disse o Secretário.

Durante a reunião de lançamento do Projeto, pais de alunos, agricultores e educadores, relataram suas experiências com a horta escolar. Na última unidade de ensino em que foi gestor, o atual Secretário implantou o projeto. Ao todo 15 alunos participaram da atividade na Escola Municipal do Distrito de São João do Vacaria.

“É algo que dá retorno. As crianças estão montando horta em casa, tendo prazer com isso, tanto que vão para escola no contra turno. Isso as motiva. Talvez eles não sejam futuros agrônomos, mas isso pode abrir a mente delas para a pesquisa, que é muito interessante. As merendeiras usam couve, cebolinha, cheiro-verde, tudo plantado na nossa escola”, contou a educadora Jane.

A Prefeitura está implantando politicas prevendo práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável, que já está produzindo resultados identificados pela sociedade. O Prefeito Diógenes Timo ressaltou que o ciclo de investimentos e de desenvolvimento de ações positivas permanecerá em atividade durante sua gestão.

CUIDANDO DA NOSSA GENTE!