Agricultura e Meio Ambiente

PREFEITURA IMPLANTA ATERRO SANITÁRIO

NO DISTRITO DE SÃO JOÃO DO VACARIAS

Em apenas quatro meses, a Política Municipal de Resíduos Sólidos, está produzindo resultados significativos. Um pouco mais da metade dos resíduos sólidos urbanos coletados no Município já tem disposição final ambientalmente adequada, em aterros sanitários. O Governo Municipal, por meio das Secretarias de Transporte e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Planejamento, está realizando investimentos e obras para implantação de Aterros Controlados, no Município.

A disposição final ambientalmente adequada já é uma realidade no Distrito de São João do Vacarias e na Zona Urbana de Virgem da Lapa.
FIM DO LIXÃO NO QUINTAL

“Nenhum gestor quer um lixão no seu quintal”, acredita o Prefeito Diógenes Timo, que vem conversando com todos os interessados que procuram a prefeitura para solução do tema. Para não haver mais disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e incentivar a coleta seletiva e a reciclagem, já foram aplicados R$ 200 mil reais na elaboração do plano municipal de resíduos sólidos e em obras de infraestrutura nos Aterros Controlados do Distrito de São João e Zona Urbana.

(foto do antigo lixão no Distrito)

DIFERENÇAS ENORMES

Expressas em números, às diferenças são enormes. Para ter uma ideia, os dois aterros recebem cerca de 90% do lixo produzido no município. A Prefeitura conta hoje com um Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, onde planos pilotos de coleta seletiva, da reciclagem, da construção de aterros sanitários estão sendo aplicados em apenas 04 meses de governo.

Segundo o Prefeito Diógenes Timo, a operacionalização e manutenção do sistema de gestão dos resíduos sólidos são muito caras para as administrações dos pequenos municípios. O prefeito disse que um consórcio no Médio Jequitinhonha está em andamento, onde facilitará à implantação de uma política que atenda 100% as exigências do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Virgem da Lapa está realizando dentro das possibilidades investimentos que beneficiam a saúde e qualidade de vida da nossa gente, em conformidade com políticas ambientais de sustentabilidade.

Prefeitura de Virgem da Lapa

Administração 2017/2020