Saúde Itinerante na Comunidade do São José

Desde o início,este governo (Administração 2017/2020), a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações de prevenção no município. Estas ações são de suma importância para a saúde dos virgolapenses. Hoje, 15 de junho a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com seus Departamentos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, esteve na Comunidade Quilombola do São José, realizando mais um evento da Saúde Itinerante.

Neste evento, foi ofertada a população os seguintes serviços de saúde:

• Palestra sobre os cuidados com a água;
  • Oficina sobre as boas práticas de higiene e alimentação;
  • Vacinação antirrábica e inquérito canino para detecção de leishmaniose visceral e
  • Avaliação antropométrica e aferição de pressão arterial.

Tendo em vista que a comunidade utiliza água provinda das nascentes locais, a palestra sobre os cuidados com a água foi relevante, pois apresentamos os métodos de prevenção e combate às doenças transmitidas pela mesma. Em seguida foram distribuídos kits (água sanitária e hipoclorito) para tratar a água e lavar frutas e verduras. Também foram distribuídos kits de higiene.

Os cães, os quais foram realizados os inquéritos, obtiveram resultado negativo contra a presença da leishmaniose visceral, indicando que não há presença do vetor (mosquito palha) que transmite a doença na localidade.

A Secretária Municipal de Saúde, Cleonice destacou o empenho da Prefeitura de Virgem da Lapa em cuidar da saúde da nossa gente. Na oportunidade ela agradece a presença de todos e os convidou a utilizar as técnicas apresentadas para o tratamento da água proveniente das nascentes. A secretária também agradeceu a presença do Alex, representante da Cáritas Diocesana de Araçuaí, organização essa, que trabalha em prol dos mais necessitados.

A Prefeitura de Virgem da Lapa não está medindo esforços para cuidar da Nossa Gente.