Unidades de Saúde de Virgem da Lapa Recebem Selo de Secretaria do Estado

No dia 21/06/2018 (quinta-feira), pela primeira vez na história, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Virgem da Lapa receberam o Selo “Unidade Promotora de Saúde”, que foi entregue pela Superintendência Regional de Saúde de Diamantina-MG no evento solene que aconteceu na Câmara dos Vereadores de Virgem da Lapa.

Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Jéfferson Barroso, a Chefe de Gabinete Maria Tânia, o Vereador José Emídio (Passarim), as enfermeiras das UBS’s, diretores de divisão e alguns funcionários municipais.

A finalidade deste projeto é apoiar as instituições na implantação de ações que tenham como objetivo promover a saúde dos servidores, refletindo na rotina de trabalho dos mesmos e atingindo assim toda a população.

Com intuito de contribuir para a melhor qualidade de vida dos trabalhadores, ofertando atividades que estimulem a prática regular de atividade física e a adoção de uma alimentação saudável, proporcionando espaço para discussão e melhor entendimento a respeito do tema álcool e outras drogas, a partir de um enfoque para a promoção da saúde e redução de danos.

Eixos das propostas: Tabagismo, Atividade física, Alimentação saudável, Álcool e outras drogas, com o objetivo:
• estimular o autocuidado;
• prevenir e identificar as doenças tabaco-relacionadas;
• auxiliar na cessação do tabagismo;
• promover hábitos saudáveis;
• promover a reestruturação cognitiva;
• trazer provocações e aprofundar o conhecimento a respeito do tema “álcool e outras drogas”.

Foram realizadas oito oficinas com os temas:
• Alimentação Saudável e Atividade Física/Práticas Corporais,
• Tipos de Drogas e seus Efeitos no Sistema Nervoso Central,
• Redução de Danos,
• O Que Dá Prazer,
• É Fato ou Boato?

O projeto, portanto, foi realizado com êxito no município de Virgem da Lapa, a Prefeitura Municipal parabeniza a Secretária Municipal de Saúde Cleonice Borges, a Coordenadora da Atenção Básica Juliana Alzine, bem como todos os envolvidos neste belíssimo trabalho.