VAMOS JUNTOS CONTRA A DENGUE!

PREFEITURA DE VIRGEM DA LAPA CONVOCA POPULAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

A Prefeitura de Virgem da Lapa deu início nesta semana à campanha denominada #MOSQUITONÃO. O objetivo é mobilizar a população sobre a importância de intensificar as ações de combate e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. A campanha ressalta que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito e que a vigilância deve ser constante.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam redução do número de casos notificados de dengue na cidade nos últimos anos. Em 2013, foram notificados 620 casos; em 2014, foram notificados 33 casos; em 2016, foram notificados 200 casos e em 2017 e 2018 não foram notificados casos. O Estado de Minas Gerais já apresenta em 2019 aumento expressivo (comparado com anos anteriores) de casos de dengue.

Por isso, a Prefeitura de Virgem da Lapa alerta a comunidade sobre a necessidade de intensificar agora as ações de eliminação do foco do mosquito para evitar surtos e epidemias das três doenças durante o verão. Os meses de novembro a maio são considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, porque o calor e as chuvas são condições ideais para a proliferação do inseto.

“Nós do Departamento de Zoonoses utilizamos técnicas simples para o controle de doenças, limpeza e retirada de todo ou qualquer tipo de objetivo que acumule água parada. Contudo, a população pode se empoderar também dessas técnicas, não deixando nada que acumule água nos quintais, como vasos, latas, pneus, garrafas, os aquários devem ser limpos a cada três dias e principalmente tampe caixas d’água e reservatórios”, ressalta a coordenadora do Departamento de Zoonoses e Vigilância Sanitária, Valdenice Dias Oliveira Ramos.

A coordenadora também alerta a população de Virgem da Lapa sobre a importância do cidadão em receber as visitas domiciliares dos agentes de endemias. “Os agentes de endemias estão nas ruas vistoriando todos os espaços em todo o município. Aceite nossa visita para a vistoria, pois ela é de suma importância para o bem-estar de todos nós moradores de Virgem da Lapa”, finaliza Valdenice.

Observação: A utilização de insumos para o combate a endemias é só em casos extremos, a melhor forma de eliminar o mosquito é impedir que ele venha nascer.