Nota de Esclarecimento – Volta às Aulas 2019

A Prefeitura de Virgem da Lapa, juntamente com 63 municípios da Região (Vales do Jequitinhonha e Mucuri), aderiu ao manifesto da UMVALE e da Associação Mineira de Municípios onde 350 cidades mineiras decidiram que a rede municipal de educação só voltará ás aulas no dia 11 de março, após o carnaval deste ano.O retorno das aulas no estado de MG está condicionado com a quitação integral do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do transporte escolar da gestão anterior. Se o pagamento não for feito em breve, uma nota data pode ser definida.

Segundo o Secretário Municipal de Educação Antônio Marcos Caldeira, a medida busca economizar recursos escassos e adiar os gastos com transporte escolar e merenda. Ele ainda disse que o adiamento dará fôlego financeiro para quitar dívidas.

“As prefeituras em sua grande maioria estão devendo 3 a 4 meses de salários aos servidores da educação. Com empenho da atual gestão, estamos conseguindo regularizar os repasses, a prefeitura de Virgem da Lapa pretende quitar o mês de janeiro agora até o dia 14, e só ficará devendo o mês de Dezembro de maior valor a ser quitado”. Disse o secretario.

O Governo do Estado de MG deve de repasses a educação de Virgem da Lapa a quantidade de R$ 1.598.945,30 (um milhão e quinhentos e noventa e oito mil e novecentos e quarenta e cinco reais e trinta e oito centavos), estes recursos foram sequestrados pelo Estado.

A atual administração está trabalhando e conseguindo avançar mesmo diante da maior crise econômica que já atingiu os municípios mineiros. Essa luta não é apenas de um ou alguns municípios, mas de todo estado, em especial dos municípios das regiões do Mucuri, Jequitinhonha, Norte e Noroeste, para que respeitem e valorizem nossa população.

O Prefeito Diógenes Timo e o Secretário de Educação Antônio Marcos Caldeira enfatizaram a gratidão e estima pelo empenho e compreensão dos profissionais da educação, que mesmo diante dessa grave situação, continuam a realizar o seu trabalho com apreço e dedicação, mostrando profissionalismo.

A Prefeitura de Virgem da Lapa não medirá esforços para continuar a lutar pela liberação dos repasses financeiros que estão retidos ilegalmente pelo Governo do Estado, solucionando a crise econômica que atinge nosso município.

ADMINISTRAÇÃO 2019/2020