Governo Municipal realiza audiência comunitária para discutir segurança pública

Segurança

O Prefeito Diógenes Timo convidou o Comandante Rafael Muniz da 14ª Companhia da Polícia Militar da Região de Araçuaí, que realizou uma Palestra sobre segurança no auditório Padre Júlio Gamboa com lideranças comunitárias, policiais, vereadores, secretários municipais, educadores, comerciantes, religiosos, jovens, idosos de Virgem da Lapa.

De acordo com o Prefeito Diógenes Timo, autor da sugestão para o debate público da segurança pública, o evento se tornou um marco na história do município porque reuniu as autoridades para uma discussão aberta com todos os segmentos da sociedade virgolapense.

Diógenes destacou que é preciso analisar os dados da segurança municipal que são emitidos com base no excelente trabalho dos policiais, para compreender a dinâmica da criminalidade. “E somente com um diagnóstico desta situação nas mãos é que poderá ser feita uma proposta para resolver o problema, reunindo os gestores na elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública, contando com a efetiva participação da sociedade civil na discussão dos problemas”, disse.

Durante a audiência o Comandante Muniz, apresentou um balanço dos trabalhos desenvolvidos nos últimos 2 anos. Mostrou que o policiamento está sendo intensificados, muitos produtos furtados foram recuperados e vários infratores foram presos.

Durante o evento foi discutido assuntos de interesse da população, como:

• Dados da criminalidade na Região
  • Índices de criminalidade no município
  • Relatório de atuação da policia Militar de Virgem da Lapa
  • Questões sobre autuação de trânsito
  • Crimes na área Rural
  • Roubos e homicídios etc.
  • Tráfego de drogas

O Comandante destacou o comprometimento da Polícia Militar de Virgem da Lapa, representada pelo Sargento Edu Alves, com a comunidade. “Os policiais do Município trabalham com inteligência, fazem diagnósticos da situação e por isso colocou a Cidade com bons índices de segurança, sendo destaque na regional de Araçuaí, dando resposta ao clamor público. As ações são planejadas e executadas dentro de uma estratégia operacional no sentido de identificar e prender os elementos nocivos à sociedade”.

O Sargento Edu pediu a colaboração da comunidade no sentido de denunciar os crimes. “Quem faz a denúncia não é identificado e somente dessa forma estará colaborando com as nossas ações”, destacou.

Segundo o Sargento, infelizmente alguns indivíduos que cometem crimes e estão soltos é por conta da falha do sistema de segurança e as brechas da Lei, os policiais estão fazendo o seu papel.

Após as explanações do Comandante da Polícia Militar e autoridades, foi realizada uma plenária de 50 minutos onde as pessoas puderam se manifestar fazendo questionamentos e sugestões ás autoridades presentes.

O prefeito Diógenes Timo ao fechar a audiência pública agradeceu a presença e a colaboração dos vereadores, a comunidade que compareceu em massa para debater a segurança com as autoridades, e os representantes da Polícia Militar. “Desde o início do nosso mandato que estamos solicitando melhorias para a segurança da nossa cidade. Já falamos com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, com o Governador do Estado, com o Comando da Polícia Militar e Policia Civil e vamos continuar este trabalho de parceria, realizando outros eventos, para que juntos possamos garantir a tranquilidade das famílias que vivem aqui em Virgem da Lapa”, enfatizou.