Prefeitura e EMATER investem na capacitação de produtores rurais

Curso de Silagem para agricultores rurais do Polo Lagoa da Manga

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Virgem da Lapa em parceria com a EMATER-MG promoveram uma Oficina de Silagem para os agricultores familiares do Polo Rural da Lagoa da Manga. A oficina está sendo realizada na fazenda Mandú localizada na Comunidade da Lagoa da Manga, encerrando-se nesta sexta-feira, 01 de março.

Participaram da capacitação 12 produtores das comunidades circunvizinhas, que receberam conhecimento técnico por parte dos Técnicos da EMATER-MG, Aldomário e Edgard, o Secretário de Agricultura Danilo, sobre o manejo do rebanho, e o foco nas forrageiras: cana, capim napier, capim açu, sorgo e milho.

O Secretário de Agricultura, Danilo Pina, explicou aos agricultores a importância do evento. “A Prefeitura está investindo na agricultura do município, apresentando aos produtores de forma teórica e prática as vantagens que a unidade produtiva terá com bom planejamento e criações de reserva estratégica de forragens”, disse.

Durante a oficina, foram apresentados os seguintes temas: Técnica de produção e armazenamento de alimento (silagem) para os períodos mais seco do ano; Sanidade Animal; Importância do planejamento estratégico da produção na propriedade e a Técnica de baixo custo para o produtor.

O objetivo da Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER é de melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção e dos mecanismos de acesso às políticas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Os técnicos da EMATER-MG, Aldomário Oliveira e Edgard Gleizer, durante o evento, enfatizaram a importância capacitação dos produtores com técnicas e tecnologias de convivência com o semiárido para mostrar que existe a opções de convivência com fenômeno climático que é a seca.

O Programa da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, “Oficina de Silagem”, é um sucesso. Mais eventos serão realizados em outros Polos Rurais, levando capacitação aos agricultores sobre a importância de ter uma reserva estratégica de alimentos em sua propriedade, que servirá para suprir o rebanho nos meses mais críticos do ano, onde a pastagem é pouca e de baixa qualidade nutricional.