Assistência SocialNotícias

Escolas de Virgem da Lapa aderem ao PROERD

Parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar de MG trás programa de combate ás drogas para ser implementado nas escolas do município.

As Secretarias Municipais de Educação, Secretária de Relações Institucionais e Secretaria de Assistência Social e Habitação, participaram da reunião com o Sargento Ernani Martins e o Cabo Moreira, Instrutores habilitados da 14ª Companhia da Polícia Militar da Região de Araçuaí, para adesão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), pelas escolas da rede municipal e estadual de Virgem da Lapa.

O PROERD atende alunos do 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental com aulas do Programa, visando combater o uso de drogas lícitas e ilícitas, como também atos de violência entre estudantes. Além disso, o Programa atua como educador social, buscando a interação entre a escola e as famílias.

A parceria entre o poder executivo e a Polícia Militar pretende formar em 2019 cerca de mais de 300 alunos. As escolas que participarão do PROERD serão:

• Escola Municipal Professora Diva.
  • Escola Estadual Catulo Cearense
  • Escola Estadual Valdomiro Silva Costa

Gestores Escolares, Professores e Autoridades Policiais falaram sobre a importância da parceria.

O Sargento da Polícia Militar, Ernani Martins, destacou a alegria de poder contribuir com a educação de adolescentes e jovens da rede municipal de educação por meio do PROERD. “Para nós é um dia feliz porque vamos assinar um protocolo de intenções para que a gente possa estar iniciando as aulas do PROERD, um trabalho que está presente em 90 países e é referência no combate ás drogas. Nós instrutores do programa atuamos por amor, sem receber nenhum valor financeiro”.

“É um Programa que vem somar e contribuir. A gente percebe essa parceria, essa amizade que o policial tem com o aluno; isso ajuda aqueles alunos que têm problema familiar, mesmo que não seja referente às drogas, mas nessa instrução serve como aprendizado”, disse a Secretária Municipal de Assistência Social, Poliana Pereira da Silva.

“Esse é um programa de resistência às drogas dentro das escolas. Faz com que as crianças repensem e se conscientizem de que usar drogas ou unir-se às coisas que não vão lhes fazer bem atrapalha totalmente a vida delas, desde agora até a idade adulta. O PROERD, por ser um programa da Polícia Militar, nos deixa cada vez mais capacitados a entender que a polícia não é para a gente temer, mas ter como exemplo”, disse o Diretor da Rede Municipal de Escolas do Campo, Ernesto Timo.

O curso tem em média duração de 4 meses, sendo que a contrapartida das escolas será apenas em fornecer a sala de aula, com um computador e equipamentos áudio visual, o material didático é todo doado pela Policia Militar.

O início do PROERD está previsto para próxima terça-feira 19/03/2019.

PREFEITURA DE VIRGEM DA LAPA-MG