Agricultura e Meio AmbienteNotícias

INVESTIMENTOS NA AGRICULTURA FAMILIAR – PLANTIO DE HORTALIÇAS

Prefeitura beneficiará 20 famílias de agricultores do Polo Rural do Pega

A Prefeitura de Virgem da Lapa em parceria com a EMATER-MG e IFNMG,estará levando investimentos para agricultores familiares do Polo Rural do Pega, para cultivo de hortaliças.

O Técnico da EMATER, Aldomário Oliveira, esteve reunido com 20 produtores de hortaliças do Polo Rural do Pega, o encontro foi para levar um pacote de investimentos para a agricultura familiar da região.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente fechou uma parceria com a EMATER-MG e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, para realização de 02 (dois) cursos profissionais voltados para o fortalecimento e aumento da produtividade e lucro de 20 famílias de agricultores familiares da localidade. Os agricultores vendem a produção na Feira Livre do Município e para as Escolas por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Na primeira quinzena de abril os agricultores serão capacitados com o Curso de Produção Orgânica de Hortaliças, o curso terá carga horária de 20 horas (2,5 dias). Visa oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer as mais recentes tecnologias relacionadas ao cultivo orgânico, apresentadas por pesquisadores de diversas áreas – melhoramento, pós-colheita, irrigação, manejo de solo, entre outras – como também de visitar uma área de produção. O curso aborda os princípios da produção orgânica de hortaliças : 1) Manejo e adubação do solo; 2) Manejo da lavoura; 3) Produção de biofertilizantes e compostos; 4) Pós-colheita de hortaliças orgânicas, que são alguns temas do curso.

Já na segunda quinzena de abril a Prefeitura levará os agricultores até a cidade de Salinas-MG no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, onde os agricultores serão capacitados com curso de Processamento de Alimentos Agroindustrial – Hortaliças em Conserva. O curso aborda processamento mínimo onde submete as hortaliças a uma ou mais alterações físicas, como lavagem, descascamento, fatiamento e corte, e em alguns casos a tratamentos químicos, tornando-os prontos para o consumo ou preparo. Após serem processados, os produtos devem apresentar atributos de qualidade, mantendo o máximo de suas características nutritivas e sensoriais, como o frescor, aroma, cor e sabor.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a EMATER, EMBRAPA, IFNMG, Instituições Financeiras, etc, está realizando diversos investimentos na agricultura familiar do município, e os resultados são visíveis com aumento na produtividade e acesso ao crédito e conhecimento técnico.