Assistência SocialNotícias

Projetos Socioculturais da Prefeitura participam de documentário produzido por pesquisadores do Grupo Pé de Zamba

O Núcleo Pé de Zamba visitou o município e promoveu a interação de linguagens artísticas da cultura afro-brasileira.

Artistas do renomado Grupo Artístico brasileiro, “Núcleo Pé de Zamba”, visitaram Projetos Sociais de incentivo á cultura e arte desenvolvidos no município pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação em parceria com a APRISCO.

No cronograma de atividades, os pesquisadores realizaram atividades artísticas, entrevistas e troca de experiências com apresentações de canto, dança, percussão, junto ao Coral de Crianças “Bem-Te-Vi”, “Coral do Quilombo Pega” e “Tambozeiros da Irmandade do Rosário”.

Criado em 2009, o “Núcleo Pé de Zamba” é um coletivo de pesquisa cênica contemporânea que une artistas de diferentes linguagens que trazem em comum à pesquisa em torno do universo popular tradicional brasileiro. O grupo multiartístico composto por 06 (seis) integrantes foi criado por Andrea Soares e Leandro Medina com o objetivo de trazer à tona questões relevantes à contemporaneidade, acreditando que a arte é um instrumento de transformação social potente e que aos artistas cabem à consciência sobre o papel que ocupam na sociedade.

A visita ao Vale do Jequitinhonha faz parte do cronograma da pesquisa de campo que estuda aspectos da africanidade no Brasil, cultura quilombola, e atividades envolvendo: eutonia, canto, percussão afro-brasileira, técnica vocal, danças afro-brasileiras e improvisação para composição. Esse projeto faz parte do espetáculo “SerTÃOmar”, cuja realização é viabilizada pelo 25º Edital do Fomento á Dança.

A Diretora do “Núcleo Pé de Zamba”, Andrea Soares elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da APRISCO, que está promovendo a arte, preservando a cultura afro tão presente nos quilombos do Vale do Jequitinhonha, além do trabalho de inclusão social.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Poliana Pereira Silva, enalteceu a importância do trabalho dos pesquisadores, e em nome da Prefeitura de Virgem da Lapa agradeceu a visita do  Grupo Pé de Zamba, que muito contribui para disseminação cultura e tradição da nossa gente, presente no município e região.