NotíciasSaúde

Saúde Municipal é referência nos indicadores de desempenho

Em tempos de crise a saúde municipal recebe avaliação 100 %

A Prefeitura de Virgem da Lapa atingiu 100% na avaliação regional de saúde. Entre todas as obrigações da gestão municipal, oferecer atendimento médico e procedimentos de saúde preventiva, com qualidade aos virgolapenses, é certamente, uma das mais importantes, pelo impacto que tem na qualidade de vida da população.

E justamente por ter essa relação direta, imediata e, em muitos casos, urgente, com os cidadãos, a Saúde também foi uma das mais atingidas pela crise vivida pelo Estado de Minas Gerais nos últimos anos, em especial em 2017. A avaliação é do Secretário Municipal de Saúde, Anderson Márcio (Marcinho de Nália), que ao fazer um balanço da gestão da pasta ao longo deste ano verificou uma dívida da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais(SES) para com a saúde de Virgem da Lapa no valor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais).

Saúde supera problemas e registra avanços

A comissão da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina realizou a avaliação regional do último quadrimestre de 2018 do Programa de Monitoramento das Ações em Vigilância em Saúde (ProMAVS).

Para a alegria de todos da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Virgem da Lapa atingiu a nota máxima, 100% de eficiência nos 36 indicadores do Programa de Monitoramento da Atenção e Vigilância em Saúde, responsável por monitorar e fiscalizar as áreas da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância à saúde do trabalhador, vigilância ambiental, vigilância da situação de saúde e promoção à saúde, nos municípios.

Segundo a Coordenadora de Saúde, Juliana Anzine, os avanços são notórios. “Em 2017 a saúde deixou de receber 47% em avaliação referente ao 3º quadrimestre de 2016. Porém com muito trabalho e dedicação dos servidores da saúde municipal, já no 1º quadrimestre de 2017, sob a gestão do Prefeito Diógenes Timo a avaliação foi positiva de 82,73%, ficando entre 89% nos outros três quadrimestres de 2017. Sendo assim com uma boa estrutura de trabalho e dedicação desde a primeira avaliação de 2018 até a ultima avaliação de 2019, a saúde municipal conseguiu um feito histórico de atingir 100% na avaliação regional de saúde, recebendo nota máxima em 05 avaliações consecutivas, tornando-se referência no estado de Minas Gerais” disse.

Este resultado é consequência das ações de prevenção e promoção da saúde que estão sendo realizados no dia a dia pelos profissionais que compõem a secretaria de saúde e que participam direta e indiretamente das ações que visam melhorar a qualificação dos serviços de saúde do município.