NotíciasSaúde

Com tema sobre Democracia e Saúde, 10ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Virgem da Lapa

O evento é destinado aos profissionais da área de saúde e à população interessada

A Prefeitura de Virgem da Lapa, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (05/04) a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu entre 07h e 13hs, no Salão Paroquial Padre Júlio Gamboa.

O tema central da Conferência foi “Democracia e Saúde: Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Consolidação e Financiamento do SUS” e contou com a presença de 223 pessoas, membros do Conselho Municipal, da Prefeitura, gestores, profissionais da saúde e autoridades do município.

O objetivo do encontro é buscar a participação da sociedade nas decisões da gestão pública, fortalecendo o vínculo, debater e dialogar sobre a saúde pública no município. Na Conferência municipal, podem surgir propostas de âmbito estadual e nacional que melhorem a execução de políticas públicas no setor.

Em suas falas, o Secretário Municipal de Saúde Anderson Márcio, agradeceu ao Conselho Municipal de Saúde pelo apoio, ao Prefeito Diógenes Timo que têm dado o respaldo para trabalhar e a presença de todos. Márcio destacou o empenho dos servidores da saúde municipal, que mesmo com o Estado de MG devendo cerca de R$ 2,5 milhões de reais em repasses destinados á saúde do município, a atual gestão é referência na regional em avaliação e desempenho. “Isso é fruto do trabalho dos secretários que me antecederam e da nossa equipe que de 42% hoje já foi avaliada três vezes recebendo 100% em 36 critérios de avaliação” disse.

O Prefeito Diógenes Timo Silva elogiou a presença dos profissionais da saúde, as conquistas do governo que mesmo em tempos de crise mantém no município cerca de 22 grandes projetos em saúde além da parceria com o CISMEJE e a Casa de Apoio em Belo Horizonte. O prefeito agradeceu a compreensão dos médicos do município que às vezes chegam a ter o salário atrasado, mas continuam a trabalhar com profissionalismo e dedicação. O prefeito emocionou a todos ao lembrar que todos morrerão, porém investir em saúde eleva a expectativa de vida com qualidade e dignidade. “Perdi uma filha para o câncer que se foi muito jovem com 35 anos, temos de tentar proporcionar uma vida longa para todos, pois a dor de perder um ente querido não tem cura, ainda mais de forma precoce”. Disse.

O evento contou com palestras técnicas ministradas pela Médica Jardênia Macedo, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e o Assessor Técnico da Secretária Municipal de Saúde, Vitor Alves. Ambos explanaram sobre dados e mostraram a saúde em números, o custo das operações e os desafios a serem vencidos pela atual gestão.

No final os 3 grupos de discussão, apresentaram as propostas e os presentes elegeram os delegados para representar o município junto á saúde.

Compuseram a mesa:

*Prefeito,Diógenes Timo
*Vice Prefeito, Jefferson Barroso
*Vereadora, Cleonice Borges
*Secretário de Saúde, Anderson Márcio
*Presidente do Conselho de Saúde, Shirley

 

Mostrar Mais

Artigos relacionados

Tamanho da Fonte