Secretaria de Saúde forma grupo de fumantes para receber tratamento gratuito

A Secretaria Municipal de Saúde de Virgem da Lapa, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e do Programa do Controle de Tabagismo, iniciou um grupo de pessoas fumantes que estão participando do tratamento junto à equipe de profissionais na área (enfermeira, psicóloga, farmacêutica e nutricionista).

O 3° encontro teve a participação da nutricionista do NASF, Cindy Emanuely, que falou sobre o ganho de peso no período de abstinência do cigarro e dicas sobre alimentação saudável.

Os interessados em saber sobre o Programa do Controle de Tabagismo podem procurar informações nas Unidades de Saúde mais próximas.

Tabagismo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

Alguns dados para você refletir

São cerca de 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro que trazem risco à saúde. Além das mais conhecidas, como nicotina e monóxido de carbono, a fumaça do cigarro contém substâncias radioativas como polônio 210 e cádmio (aquele das baterias dos carros).

O que acontece de bom se você parar?

Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco:

10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
5 vezes maior de sofrer infarto;
5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Além desses riscos, as mulheres fumantes devem saber que:

O uso de anticoncepcionais associado ao cigarro aumenta em 10 vezes o risco de sofrer derrame cerebral e infarto; grávidas fumantes aumentam o risco de ter aborto espontâneo em 70%; perder o bebê próximo ou após o parto em 30%; o bebê nascer prematuro em 40%; ter um bebê com baixo peso em 200%.

Fumar é um risco à saúde que podemos evitar!