Prefeitura de Virgem da Lapa realizou audiência pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de Virgem da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano, realizou na noite de terça-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para apresentar à população os detalhes técnicos sobre a implantação do plano que regulamentará as diretrizes municipais para o saneamento básico, e destinação adequada de resíduos sólidos para os próximos anos.

O objetivo da audiência foi apresentar a metodologia de trabalho e os quatro pilares do plano: Abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e escoamento das águas pluviais urbanas e manejo de resíduos sólidos. O Secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano e Engenheiro Civil e Sanitarista, Doutor José Prates, está elaborando o plano de saneamento, que conta com a colaboração da FUNASA, COPASA, Secretarias Municipais, e conselhos, onde foram colhidos dados e informações, apresentadas as demandas. José Prates destacou a importância da participação da sociedade na audiência pública. “Esses processos da audiência do PMSB é uma prerrogativa da Lei 11.445/2007, que obriga os municípios a planejarem os seus saneamentos, o que é um marco para nosso município que terá um instrumento norteador amparando legalmente dentro das exigências legais da União e política nacional de Saneamento Básico”, disse.

O Prefeito Diógenes Timo agradeceu a presença de todos, e elogiou os estudos elaborados pelo Engenheiro e Secretário Municipal de Obras, José Prates. O prefeito disse que o PMSB é um legado para o município, na oportunidade o prefeito falou dos investimentos em saneamento e resíduos sólidos no município. Foi apresentado um pacote de investimentos para os próximos meses de R$ 2,7 milhões. (dois milhões e setecentos mil reais) em abastecimento de água na zona urbana, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e COPASA.

Representando a COPASA de Virgem da Lapa o Sr. Adélio, esclareceu dúvidas e apresentou dados sobre a atuação da estatal no município. Também se fez presente o Gerente Regional da COPASA SALINAS, Robson, que disse estarem em processo de licitação obras que serão executadas no município, nos Bairros Novo Horizonte, Turmalina, Paraíso, Esmeralda, somando quase R$ 3 milhões em investimentos.

Os presentes puderam apresentar suas sugestões ou reivindicações durante a audiência pública, e ainda apontar problemas a serem solucionados. Todas as sugestões serão avaliadas e apresentadas no PMSB, no tópico diagnóstico e prognóstico.

Participaram da audiência o Prefeito Municipal, o Vice-Prefeito, representantes de associações, sindicatos, dirigentes dos Conselhos Municipais, Secretários, professores, vereadores, comerciantes e representantes da sociedade civil.