Ministério Público e Prefeitura realizaram segundo mutirão de serviços para população

a programação parou a cidade com ações em escolas, órgãos públicos e na praça

A Caravana do Ministério Público Itinerante realizou nesta quinta feira 27/06 em parceria com a Prefeitura de Virgem da Lapa, Câmara de Vereadores, Escolas, EMATER, Polícia Militar e Fórum, atendimentos gratuitos em diversas áreas para a população virgolapense.

O MPI é uma realização do MPMG- Ministério Público do Estado de Minas Gerais em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores (ABO). Trata-se de um projeto que percorre o estado para divulgar o Ministério Público, suas funções e formas de acesso da população, com o objetivo de promover uma aproximação da instituição com os cidadãos.

Em Virgem da Lapa foi montada uma estrutura com unidade móvel e estandes no Calçadão da Baixinha. A população obteve orientações e recebeu atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público (previdenciária, trabalhista, tributária, etc).

Advogados da Prefeitura orientaram a população em questões jurídicas. O cartório civil de BH,realizou procedimentos de reconhecimento de paternidade, expedição de documentos (1ª via RG, Certidão de Nascimento e Casamento).

Na Escola Estadual Nossa Senhora da Lapa, foi realizada uma palestra com orientações voltadas para os adolescentes.

As crianças da Escola Municipal Professora Diva, foram contempladas com o Cinema Itinerante, onde os alunos puderam assistir a filmes educativos.

A parceria da Prefeitura que disponibilizou, através das secretarias municipais de agricultura, cultura, saúde e assistência social, uma série de serviços para a população. Quem esteve no Calçadão, entre outras coisas, pode contar com diversos serviços, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de mudas nativas, kit contra dengue, alimentos orgânicos, geleias naturais, panfletos educativos etc. O atendimento foi realizado das 08:00 às 16:00 horas.

O Prefeito Diógenes Timo, destacou a importância do MPI no município, que poderá simplificar a vida dos virgolapenses ofertando serviços jurídicos e outras ações de interesse público. O prefeito agradeceu o esforço e a participação de membros do ministério público, secretarias da prefeitura, e instituições parceiras, que contribuíram para que o evento fosse realizado no município.

Finalizando o evento, o Procurador de Justiça, Dr. Bertoudo Mateus e o Servidor do MPI Alec Vieira, parabenizaram aos organizadores em especial a Prefeitura de Virgem da Lapa, que não mediram esforços em cumprir as determinações para acolhimento do programa, e ofertaram diversos serviços desde mostra de artesanatos a atendimentos médicos e ações de sustentabilidade ambiental.

“A partir de hoje Virgem da Lapa se torna referência no Estado como o município que realizou uma das mais bem sucedidas ações em parceria com o Ministério Público Itinerante, todos estão de parabéns” disse o Procurador.

A prefeitura de Virgem da Lapa continuará a apoiar projetos que tenham como objetivo, facilitar a prestação de serviços para nossa população, estabelecendo o diálogo e levando informações de interesse coletivo.
___________________________________________