Programa Saúde na Estrada – Comunidade do Capim Branco

Mais uma vez a Secretaria de Saúde mobilizou todas as suas equipes para executar o Programa Saúde na Estrada, que desta vez foi até a Comunidade do Capim Branco.

O objetivo do “Programa Saúde na Estrada” é aproximar os serviços de saúde da população e ampliar a assistência na área da atenção primária.

Com o programa “Saúde na Estrada”, a Prefeitura de Virgem da Lapa, na gestão do prefeito Diógenes Timo, fortalece os serviços na área da atenção básica nas comunidades rurais. Neste Domingo, 25 de agosto, o programa, executado pela Secretaria Municipal de Saúde, contemplou moradores da comunidade rural Capim Branco, Funil e Barbosa.
As atividades, realizadas com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços públicos de saúde da população, tiveram como ponto de apoio o centro comunitário do Capim Branco.

Durante a ação na Comunidade Capim Branco, foram oferecidos serviços básicos, como triagem, aferição de pressão arterial e glicemia. Consultas médica e de enfermagem, dança com a educadora física, a nossa fisioterapeuta fez demonstrações com os presentes e os orientou sobre o quão importante é se alongar.

O programa também desenvolve ações na área da educação em saúde, com orientações dos agentes de epidemiologia e vigilância sanitária sobre prevenção de doenças, atendimento odontológico e saúde bucal para crianças, e palestra na qual o dentista e sua auxiliar apresentou todos os serviços odontológicos que são ofertados gratuitamente no município e também mostrou como e quando deve-se escovar os dentes.

As nossas crianças receberam brinquedos e para os adultos foram sorteados brindes, que conseguimos com alguns colaboradores.

Na oportunidade o prefeito Diógenes agradeceu a presença de todos, e parabenizou todos os profissionais envolvidos no “Saúde na Estrada”, e em sua fala ele afirmou que está trabalhando para ampliar ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde.