NotíciasSaúde

Grupos de Tabagismo de Unidades Básicas de Saúde ajudam fumantes a deixar o vício

pare de fumar

Parar de fumar nunca é uma tarefa fácil, por isso a Prefeitura de Virgem da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde montou uma equipe de profissionais multidisciplinar que conta com psicólogos, nutricionistas, dentistas, farmacêuticas, fonoaudióloga, fisioterapeutas, enfermeiras e auxiliares de enfermagem para oferecer acolhimento a quem quer largar o cigarro.

Nesta semana aconteceu a segunda reunião de mais um grupo formado pela saúde municipal, que contou com a participação da odontóloga Danyelle, fisioterapeuta Débora, enfermeira Leidiane e a Psicóloga Samara.

As reuniões do grupo de tabagismo acontecem semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da unidade de saúde, e incluem rodas de conversa, palestras, dinâmicas, atividades físicas e terapias. Nos encontros são abordados diferentes conteúdos, como a história do tabaco, os primeiros dias sem cigarro, malefícios que o fumo traz para a saúde, substâncias químicas presentes no cigarro, técnicas de relaxamento e outras atividades.

A boa notícia é que muitos pacientes que participaram do grupo de tabagismo já abandonaram o cigarro e hoje possuem uma vida saudável e feliz.
_________________________________________