Agricultura e Meio AmbienteLimpeza Urbana

Autoridades e sociedade civil se unem para salvar o Rio Araçuaí

o evento desta sexta-feira (25.10) entrou para história do Vale do Jequitinhonha

Virgem da Lapa se tornou protagonista na luta pela sobrevivência do Rio Araçuaí. Na tarde desta sexta-feira (25.10) o Prefeito Diógenes Timo juntamente com a Vereadora Claudia do Município de Berilo e o Deputado Federal Igor Timo promoveram o 1º Encontro Do Marco Regulatório do Saneamento Básico e Revitalização do Rio Araçuaí.

O encontro contou com a colaboração da Câmara de Vereadores de Araçuaí que cordialmente cedeu o espaço, e a união dos Prefeitos e Vereadores do Vale do Jequitinhonha que juntos da sociedade civil organizada lotaram o auditório da Câmara de Vereadores de Araçuaí-MG.

Foi um momento de reflexão e de cobrança, onde autoridades renomadas de diversos órgãos ligados ao tema participaram e escutaram o grito de socorro e repúdio em prol dos problemas de saneamento e falta de políticas públicas para preservação do nosso Rio Araçuaí que banha 23 cidades e abastece uma população de quase 300 mil habitantes. Aconteceram manifestações pacíficas e exibição de documentários sobre a situação caótica do Rio Araçuaí.

Estiveram presentes, diretores da ANA, COPASA, IGAM, FUNASA, Associação das Empresas Privadas de Saneamento, UMVALE, AMEJE, Reitor da UFVJM, os Deputados Estaduais Arlen Santiago e Doutor Jean Freire, os Deputados Federais Igor Timo e o Relator do Marco Regulatório do Saneamento Básico no Congresso Federal, Deputado Federal Geninho (DEM-SP), Sr. Jorge Periquito representando o Senador Rodrigo Pacheco, além de representantes de movimentos ligados á causas ambientais como o S.O.S Rio Araçuaí e o S.O.S Rio Fanado.

A população de Virgem da Lapa compareceu em peso, o Coral Banzo da Comunidade Rural do Pega realizou uma linda apresentação no início do encontro. O nosso Prefeito cobrou ações concretas para não deixar o Rio Araçuaí morrer, como tantos córregos, rios e ribeirões da nossa região, direcionando para os deputados votados na região e autoridades presentes.

O Deputado Federal Igor Timo se comprometeu em interceder para que as ações propostas durante o encontro saiam do papel e torne realidade em investimentos de infraestrutura hídrica e políticas de preservação ambiental o quanto antes.