Prefeitura e CMDCA dão posse aos novos conselheiros tutelares

Na noite desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, a Prefeitura Municipal de Virgem da Lapa e a Secretária de Assistência Social e Habilitação deram posse aos 9 novos conselheiros tutelares que atuarão no quadriênio 2020-2023.

O evento contou com a participação da sociedade civil organizada e do Prefeito Diógenes, do Secretário de Educação Antônio Marcos, do Secretário de Planejamento Fábio Francisco, da Secretária Municipal de Assistência Social Poliana , da Guarda Mirim Municipal, do Pastor Cláudio e do Sargento da Polícia Militar Júnior, que parabenizou os empossados e disse que o trabalho em conjunto da polícia militar e o conselho é de suma importância para a nossa cidade.

Durante a posse, que contou com a participação dos conselheiros eleitos, familiares, representantes da sociedade civil e equipe gestora do Governo Municipal, a presidente do CMDCA (,Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Marizete, destacou o processo eleitoral comandado pelo Conselho e Prefeitura. “Durante o processo eleitoral, o apoio da Prefeitura foi essencial. Gostaria de desejar boa sorte para os conselheiros que, a partir de agora, fazem parte de uma rede que quanto mais entrelaçada estiver, mais proteção para crianças e adolescentes”, salientou Marizete.

Conselheiros tutelares quadriênio 2020-2023

A escolha dos conselheiros se deu por eleição direta, que aconteceu em 06 de outubro de 2019 em todo território nacional. Os conselheiros empossados irão trabalhar no único conselho tutelar da cidade, que é composto por cinco conselheiros. O conselho funciona em regime de 24 horas, sendo que os conselheiros trabalham em regime de plantão.

O Secretaria de Assistência Social e Habilitação Poliana destacou o compromisso da gestão municipal com a proteção de crianças e adolescentes do Município e lembrou os conselheiros da responsabilidade que é estar a frente do conselho, disse ainda que irá oferecer todo o suporte necessário para que os mesmos possam atuar em prol das nossas crianças e adolescentes, ressaltou Poliana que também parabenizou a todos pela posse.

O prefeito Diógenes, parabenizou todos os envolvidos no evento, em especial a Poliana secretaria anfitriã, bem como convidou a sociedade a ser mais participativa, pois o conselho tutelar é de suma importância para a sociedade, “pretendo continuar a apoiar e dar total suporte aos nossos conselheiros tutelares e em breve os entregarei um veículo zero e conclamou a eles a serem bem comprometidos na luta contra os abusos e maus tratos às crianças e adolescentes e sempre atuarem em conjunto com toda a rede de proteção aos menores”, destacou o prefeito Diógenes.

Missão do conselheiro: Cabe ao conselheiro tutelar zelar para que as crianças e os adolescentes tenham acesso efetivo aos seus direitos, ou seja, cada um tem o encargo social para fiscalizar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, cobrando de todos esses que cumpram com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com a Constituição Federal.

A Prefeitura Municipal de Virgem da Lapa estará sempre buscando fortalecer ainda mais a proteção às crianças e adolescentes, bem como toda a sociedade.